terça-feira, 18 de novembro de 2008

Os grupos de mamíferos

A reprodução é um aspecto muito importante dos mamíferos e, em função dela, esses animais são classificados em três grupos:

1º Prototheria ou Monotremata
Mamíferos primitivaos, que botam ovos semelhantes aos dos répteis e das aves. São, portanto, mamíferos ovíparos, cujos embriões desenvolvem-se fora do corpo da femêa. Atualmente, as espécies de monotrematas estão restritas à Austrália e a Nova Guiné e são representadas pelo onitorrinco e pela équidna.
2º Metatheria ou marsupial
Mamíferos vivíparos, cujos os embriões passam por um curto período de gerstação no útero da fêmea e nascem sem estar completamente formados. Logo ápos o nascimento, os embriões penetram no marsúpio da mãe e completam ai o seu desenvolvimento, alimentando-se do leite materno. Existem atualmente cerca de 250 espécies de marsupiais, restritos à região australiana e ao Novo Mundo. Um dos marsupiais mais conhecidos é o canguru, animal que vive na Austrália e chega a medir cerca de 2m de altura. No Brasil, os marsupiais mais comuns são o gambá e a cuíca.
3º Eutheria
Mamíferos vivíparos que passam por um período de gestação suficientemente longo para nascerem completamente formados. Os eutérias são também chamados mamíferos placentários, pois durante o desenvolvimento embrionário forma-se no útero da fêmea uma placenta, através da qual o embrião recebe nutrientes e oxigênio da mãe. Os metatérias também formam placenta, porém muito reduzida. Os eutérias são muito diversificados, com cerca de 3.800 espécies.
Algumas das ordens de eutéria são:
  • Carnívora: Cão, gato, leão-marinho e foca;
  • Chiroptera: morcego;
  • Rodentia: Rato e capívara;
  • Lagomorfa: Coelho;
  • Sirenia: Peixe-boi;
  • Cetacea: Baleias e golfinhos;
  • Primata: Macaco e "ser humano".

Nenhum comentário: